Fazer seu filho comer bem é difícil?

Muitas vezes sim!

Alimentar de forma adequada e balanceada pode ser mais complicado do que parece.

Que mãe ou pai não passou por uma fase de resistência por parte dos filhos quando o assunto é comer bem?

Muitas vezes porque estão passando pela introdução de alimentos. Aprendendo a comer e despertando o paladar. É comum nessa fase, os pais terem “medo de cozinhar”, de temperar de mais. Ou então falta uma intimidade com a cozinha. E neste caso são dois obstáculos vencer a falta de intimidade e prática e cativar o paladar do bebê.

Uma dica é não usar todos os alimentos e ingredientes num único prato. Deixe que os alimentos se apresentem e preserve seus sabores. Menos é mais. E procure usar um item de cada grupo: verduras, legumes, fibras, grãos…

Outra fase delicada é o início da dentição. Nessa fase o surgimento dos dentinhos pode inibir o apetite e deixar as gengivas sensíveis. Refeições com ingredientes macios, cremosos e pouco fibrosos podem ajudar nessa hora.

Difícil é quando o caso está ligado a maus hábitos alimentares, birras e manhãs. Neste caso, deve partir dos pais a iniciativa de promover uma mudança em casa. A primeira coisa é educar pelo exemplo. É muito mais fácil fazer as crianças comerem bem quando toda a família come bem. Refeições a mesa, sem a presença de TV ou outras telas.

É importante aproveitar o momento das refeições para conversar com as crianças. Deixá-los a vontade para contar sobre as atividades do dia, descobrir seus interesses, enfim estar próximos.

Oferecer alimentos saudáveis e uma mesa colorida trazem benefícios para toda a família. Se você enfrenta dificuldades em casa, uma boa dica é não ceder aos caprichos à mesa.

Todos devem ao menos experimentar um pouco de tudo que está no prato. E não vale dizer que não gosta sem ao menos provar, certo? Se a criança não comer ou comer pouco em alguma refeição e você se mantiver firme (respeitando os horários das refeições e oferecendo opções saudáveis no lanche), certamente na próxima refeição ela vai compensar e comer bem.

Converse sempre com o seu pediatra. Ele certamente vai te orientar! 😉

Cresce o número de crianças obesas no Brasil por isso o tema merece toda atenção mamães! Que tal começar o ano promovendo uma mudança super positiva para os nossos filhos?

Pode parecer difícil, mas os resultados vão vir logo nos primeiros passos! E não tem coisa melhor do que saber que nossos filhos estão saudáveis e felizes, né?

A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade – ABESO ensina 10 atitudes positivas para uma alimentação saudável:

10 atitudes POSITIVAS em relação à educação alimentar infantil

1. Dê limites, mas permita ter um dia por semana e situações em que possamos ser mais liberais.

2. Lanches só na hora certa. O ideal são seis refeições diárias. Evitar as beliscadas fora desses horários.

3. Evitar oferecer comida como recompensa por bom comportamento. É comum se prometer doces em algumas situações. Lembre-se: uma alimentação equilibrada pode ser muito mais recompensador.

4. Evite castigos como punição por não comer o que é saudável. Melhor ser o exemplo e comer bem na frente da criança, elas absorvem os bons hábitos.

5. Ofereça líquidos ao longo do dia. Dê preferência a água e sucos naturais, direto da fruta.

6. Evite ceder ao primeiro “Não gosto disso”: a criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Tente criar curiosidade, e incentivar que a criança prove.

7. Se a criança não comer, deixe para a próxima refeição. Oferecer algo em troca pode criar um padrão.

8. Procure fazer com que a criança participe do preparo dos alimentos. Comer em casa, em companhia da família pode ser um “programão” muito mais interessante do que ir a uma lanchonete.

9. Varie nas refeições. Servir sempre a mesma comida aumenta as chances da criança enjoar, vão faltar nutrientes, vão faltar fibras.

10. Seja o exemplo.

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