As crianças e o tempo

Hoje estou com a sensação de que o tempo voou. Prestes há completar 30 anos – sim, aquela

idade em que toda mulher acha que o mundo irá acabar – fiquei pensando sobre a relação de

tempo para as crianças.

“No meu tempo”, parafraseando minha mãe, a minha preocupação em brincar com as minhas

bonecas fazia com que o ponteiro do relógio diminuísse a velocidade na minha percepção:

com certeza o aniversário demorava mais que um ano, nunca chegava a hora de trocar o

caderno na escola, o Papai Noel e o Coelhinho da Páscoa com certeza pulavam a minha vez.

O tempo passou inversamente proporcional a minha ansiedade de virar gente grande e só

percebi que realmente passou muito mais rápido do que gostaria quando isso aconteceu.

As crianças atualmente já estão com a mesma percepção que os adultos. Hoje, quando

chegamos ao final do ano ou até mesmo das férias, se você perguntar aos pequenos, com

certeza ouvirá a resposta: “Já?! Passou tão depressa”. Mas, o que será que mudou?

Acredito que o volume de informações e de opções que o mundo oferece para as crianças faz

com que elas, assim como nós, tenham a ansiedade de conseguir fazer tudo ao mesmo tempo.

Deixar a criança ter acesso a todas as opções é algo errado? Em minha opinião, não! E não digo

só com o fato de atividades, das brincadeiras, mas também na distância. Quando eu me

despedia das minhas primas no Natal, eu sabia que ficaria no mínimo 4 horas para ter notícias

de que eles haviam chegado a São Paulo. Hoje, a nova geração conversa comigo até o

momento do embarque e fico sem notícias por 9 horas porque o destino é o México, senão

seriam apenas 30 minutos.

Se a diversidade existe, temos que aproveitá-la ao máximo em nosso beneficio. Agora, como

uma futura mãe, acho importante ressaltar que cabe a nós ajuda-los a direcionar e ensinar

para fazer com que o tempo deles seja produtivo.

Pode sim passar rápido, mas tem que ter valido a pena.

Tatiana Musa, 29 anos.

Deixe um comentário

